black-friday

BLACK FRIDAY: SEJA TRANSPARENTE OU SERÁ CONSIDERADO UMA FARSA

Nesta sexta-feira, o país vai passar por um grande frenesi. Mundialmente conhecida e aguardada, a Black Friday faz com que consumidores virem a noite na porta de lojas ou fiquem grudados em e-commerces na busca por boas oportunidades. Entretanto, no Brasil a data é um pouco diferente, chegando ao ponto de ter distorcido a forma de aplicação e abordagem das promoções, para não dizer que, em muitas delas, o consumidor se sente lesado.

Infelizmente, a maioria dos negócios no país não sabem usar a Black Friday como uma grande oportunidade de atrair novos clientes, fidelizar outros e renovar estoques. Diferentemente dos Estados Unidos, onde nasceu esse marco no calendário, aqui em nosso país há muitas falhas. Falta de preparo das lojas físicas para receber o grande volume de clientes, o formato de promoções é duvidoso, o tipo de produto colocado na vitrine promocional não tem apelo necessário e pior do que tudo isso é a impressão dos consumidores, que consideram o evento uma piada, pois entendem que os descontos estão mascarados.

Tudo isso faz com que uma bela oportunidade de vendas em massa perca sua credibilidade e potencial. Mas, se sua marca, loja ou produto trabalhar o momento de forma inteligente, preventiva e principalmente transparente, a Black Friday é o momento ideal para não só aumentar vendas, mas conquistar novos públicos e trabalhar o branding da marca.

Lembre-se sempre de que este tipo de oportunidade pode elevar ou devastar sua empresa. Não faça promessas que não serão atendidas, veja realmente o estoque que você tem, que produtos serão trabalhados, qual a abordagem da campanha que fará, para quem é destinada, de que forma atingir às expectativas dos consumidores e principalmente, quais serão os descontos aplicados. Ou seja, faça um bom marketing!

O objetivo do evento é oferecer descontos fantásticos para que as pessoas possam comprar itens que não comprariam em outras datas. Sendo assim, se você não quiser realmente fornecer descontos relevantes e tiver uma comunicação falha, não participe do evento, pois você será considerado uma farsa. Proporcione uma boa experiência para o cliente e além de garantir seu sucesso, vai colaborar para melhorar as impressões negativas que os consumidores têm sobre a data.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *