Influenciadores digitais: o que a sua marca tem a ver com isso?

Relacionar-se com o novo público requer conhecer seu universo e o que, de fato, tem influência no seu comportamento

Credibilidade e relevância em sua área de atuação. Essas são algumas características que fazem de uma pessoa comum, uma influenciadora. O “influenciador digital” é aquele blogueiro, youtuber ou uma web celebridade que apresenta representatividade e engajamento nas mídias e no segmento em que atua, seja em moda, gastronomia, hard news, entretenimento, entre outros.

Nem todo mundo apresenta o perfil de influenciador, porque, para isso, é preciso ser autêntico e ter paixão pelo que faz. Ser um líder e mediador, um especialista atuante e reconhecido na área. A influência nos meios digitais se espalha a cada dia pela amplitude da Internet, permitindo a uma pessoa (ou empresa) atingir um nicho específico.

São muitas as marcas que já, há muito tempo, usam a influência de celebridades para vender produtos e propagar ideias. Era como uma receita infalível: atletas vencedores e artistas cediam suas imagens para as mais diferentes campanhas – com a expectativa de que a boa reputação da celebridade, instantaneamente, migrasse para o consumo do produto recomendado. A tática remetia à ideia de passividade dos consumidores, que consumiam a idolatria por seus heróis via TV, rádio ou mídias offline, como jornais e revistas.

Entretanto, como as mídias online dominam cada vez mais a comunicação, este conceito está se alterando. Vivemos na era da geração onde impera o curtir, comentar e compartilhar. Sendo assim, não estamos apenas suscetíveis a uma grade de programação imposta por um determinado veículo, e sim aos conteúdos relevantes buscados ativamente que nos tocam e nos fazem interagir. Hoje o relacionamento entre conteúdo e público são uma via de mão dupla e o ideal é construir um engajamento capaz de formar promotores da marca no meio digital.

Esse cenário é perfeito para os influenciadores digitais. São eles que conseguem conversar diretamente com a nova geração de usuários e, principalmente, engajá-la nos mais diversos assuntos. As novas gerações cresceram acostumadas com a Internet e com este novo consumo de informação. Os comportamentos mudaram assim como os conceitos: se antes uma empresa poderia investir muito dinheiro em apenas um canal de divulgação, hoje é preciso diversificar os canais e, principalmente, os modelos de estratégia de comunicação. Apostar nos influenciadores digitais, no entanto, se confirma como um ótimo recurso para atingir estes objetivos.

A união entre as marcas e os influenciadores é parte importante das ações para ganhar a atenção do público em tempos de tanta dispersão, desde que pensada dentro de uma estratégia consistente de comunicação. Quem souber atuar com esta nova geração e as mensagens enviadas por eles já está a frente na consolidação de sua marca junto ao seu novo público.

Empresa: A2ad
Link:http://www.a2ad.com.br/blog/influenciadores-digitais-o-que-a-sua-marca-tem-a-ver-com-isso/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *