Cópia de 821px × 488px – Design sem nome

Saiba os 4 passos para escolher o influenciador digital ideal para sua marca

O marketing de influência é uma das tendências mais importantes e que mais crescem no mundo. O modo como as pessoas consomem informação mudou, as plataformas digitais trouxeram à tona o poder de personagens que até então não eram pensados ao criar uma campanha de marketing: o influenciador digital.

Blogueiros, youtubers, celebridades ou fãs de assuntos específicos tornaram-se peças importantes para estratégias de grandes marcas, mas como escolher o personagem certo para ser o embaixador da sua marca? Além de encontrar as métricas exatas para a sua campanha, o processo de escolha tem muita importância e define todo o propósito do projeto.  Separamos aqui algumas dicas simples para não errar nessa escolha:

1- Defina o Objetivo

Na fase de planejamento é importante definir qual o objetivo da marca. Assim é mais assertivo definir os próximos passos e direcionar o influenciador.

Tipos de Objetivos:

  • Aumentar a visibilidade da marca
  • Reforçar o posicionamento
  • Vendas

2 – Pesquise

Descubra o que seu consumidor gosta, que tipo de conteúdo ele acessa, quais plataformas e assuntos relacionados. Algumas ferramentas gratuitas como o Facebooks Insights podem dar algumas informações relevantes.

3 – Entenda o processo de compra do seu consumidor

Saber a jornada de compra do seu consumidor vai ajudar a entender que tipo de influenciador poderá ser usada em determinada etapa. Sabemos que a jornada inicia-se na descoberta (awareness), quando o consumidor descobre a necessidade, ou seja ele precisa conhecer a sua marca . Nesta etapa o ideal é utilizar-se de influenciadores de massa como celebridades ou youtubers com grande número de seguidores.

A segunda etapa é a consideração, onde o consumidor está avaliando qual a melhor solução para a sua necessidade. Nesta etapa escolha influenciadores que possam ser mais especialistas e que falem diretamente com seu público alvo.

A última etapa é a de decisão, nessa etapa final é importante ser mais assertivo e utilizar micro influenciadores, pois atingem um nicho específico e a conversão é mais rápida.

4 – Defina a melhor estratégia para a marca

Após definir qual o influenciador ideal para a sua marca é importante planejar a  ação de forma que o seu público se identifique com ela assim e que tenha o engajamento desejado . Encontros, vídeos, stories ou publiposts, pesquise antes que tipo de conteúdo poderá engajar melhor o seu consumidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *