1506516383_BannerBlog1

Turismo: locomotiva para economia

Nestes quase 11 anos de trajetória da agência, já atendemos aproximadamente 150 marcas conduzindo sua comunicação, melhores práticas, sua forma de se apresentar ao mercado e orientando sobre suas estratégias de marketing. Deste total, quase 50% são empresas da área de turismo. É um número significativo, que nos posiciona como uma agência de comunicação com altíssima expertise em comunicação. E o que isso significa na prática? Que somos corresponsáveis por promover um posicionamento institucional seguro, coerente e duradouro para empresas de um dos setores mais importantes da economia.

 

A atividade turística, se estruturada de forma correta e sustentável, seja na área pública ou privada gera efeitos econômicos, socioculturais e políticos por muitas gerações. Nesta semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, fazemos uma reflexão, enquanto participantes ativos e diretos neste segmento, sobre a influência da atividade nos demais setores econômicos. Ele atrai investimentos do setor público e privado; melhora a infraestrutura básica; incentiva e conscientiza sobre a preservação e valorização dos patrimônios histórico, cultural e natural através dos processos de preservação e tombamento; promove o intercâmbio entre diferentes culturas e é uma ferramenta de resgate e revitalização da cultura, costumes e tradições.

 

Entretanto, essas considerações só se tornarão reais quando a comunicação for levada a sério. São metas atingíveis quando colocadas em pratica dentro de um planejamento de comunicação integrado, com o uso das ferramentas de marketing para aproximar o sistema turístico dos desejos e necessidades do mercado. Vejam que hoje é difícil até mesmo encontrar perfis atualizados em redes sociais de prefeituras e órgãos oficiais de turismo em muitas cidades brasileiras.

 

Em uma era em que a demanda informacional é enorme, cada cidade, hotel, restaurante, spa e tantas outras empresas que compõem a cadeia turística deste pais, deve estar preparada para satisfazer as necessidades e as solicitações do mercado. Deve saber qualificar seus serviços, procurar diferenciação, acentuar sua eficiência e, assim, abrir oportunidades para que o marketing seja um aliado na criação de valor a sua marca compondo um quadro eficiente na geração de empregos e renda.

 

 

Tiago Costa

Jornalista, especializado em Comunicação Corporativa, é sócio da Agência DUE. Tem experiências em relações com a mídia em áreas como indústria, turismo, gastronomia, entretenimento e outras. Atua na área há 15 anos e tem em sua bagagem profissional experiência para empresas, setor público, feiras e eventos, incluindo atuação com a mídia em países da América Latina e Europa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *